2 Novembro, 2020
CH Tondela Viseu: urge o reforço de equipas face à pandemia
Reunimos com o enfermeiro diretor do Centro Hospitalar Tondela Viseu a 27 de outubro. Mapa de pessoal, organização dos serviços devido à pandemia e a majoração dos dias de férias, foram alguns dos assuntos abordados.

 

Mapa de pessoal para 2021

Está a ser definido o mapa da pessoal onde se pretende fundamentar o aumento de postos de trabalho para Enfermeiros Especialistas.

O Conselho de Administração pretende avançar com a abertura de concurso para Enfermeiro Gestor.

Relativamente aos colegas em contrato de substituição e com contrato a termo certo, ao abrigo da pandemia, é objetivo mantê-los em funções e converter os contratos em contratos por tempo indeterminado. Até porque as necessidades atuais irão aumentar devido a algumas remodelações, nomeadamente o aumento do número de camas para a Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente.

 

Organização dos serviços devido à pandemia

Relembrámos que as regras para a elaboração dos horários de trabalho se mantém em vigor, devendo estas serem cumpridas.

Demonstrámos a nossa preocupação pelo facto de termos um número crescente de colegas que nos abordam relativamente às dotações seguras e também à rotatividade de elementos nas equipas.

O Enfermeiro Diretor mostrou-se sensível às nossas preocupações, referindo que algumas equipas iriam ser reforçadas, nomeadamente o serviço onde se encontram neste momento os doentes COVID.

 

Avaliação do Desempenho

Conforme já manifestámos publicamente e junto do Governo, defendemos que o reconhecimento e o “prémio” aos enfermeiros, deveria ser concretizado pela via da Avaliação do Desempenho, com atribuição da menção de Relevante no biénio 2019/2020.

Reforçamos esta ideia junto do Enfermeiro Diretor e, independentemente do que vier a acontecer, reforçamos ainda a necessidade de se concluírem os processos de Avaliação do Desempenho, uma vez que as progressões estão diretamente dependentes do mesmo.

O Enfermeiro Diretor informou que este processo não será esquecido e que serão adotados os procedimentos necessários para que possa ser concluído.

 

Descongelamento de progressões

Relativamente às questões pendentes (contabilização de pontos para CIT, contabilização do pontos para trás da passagem para os €1201, 48), não houve progresso, refere o Enfermeiro Diretor.

Havendo, legalmente, a possibilidade de progressão quando, em determinadas circunstâncias, os enfermeiros perfizerem 6 pontos no seu processo de avaliação, desde que haja dotação orçamental, questionamos se essa verba teria (ou seria) contemplada no Orçamento do Centro Hospitalar Tondela Viseu.

O Enfermeiro Diretor diz não ter conhecimento que esse facto tenha sido considerado na elaboração do Orçamento para o próximo ano.

 

Majoração dos dias de férias

A majoração de um dia de férias por cada 10 anos de serviço, não tem sido aplicado aos enfermeiros com CIT neste Centro Hospitalar, sendo neste momento uma das poucas classes profissionais onde esta regra não se aplica. Neste sentido apelámos, mais uma vez, para que à semelhança de outras instituições, essa situação fosse revista.

Ficou o compromisso desta situação ser ponderada e equacionada, pelo que aguardamos com alguma expectativa uma decisão.

 

Pagamento da compensação aos trabalhadores do SNS envolvidos no combate à pandemia Covid-19

Fomos informados que foram fornecidos alguns dados à ACSS, a pedido desta, sendo certo que não existindo ainda regulamentação, desconhecem quantos e quais os enfermeiros abrangidos por essa medida.

Aguardam assim, orientações superiores.