23 Março, 2012
O Secretário-geral do Partido Socialista em visita ao hospital de Faro que afirmou ter ficado impressionado pelo facto dos doentes estarem internados em macas nos corredores. Sobre estas afirmações o SEP teceu várias considerações.

 

  1. Congratula-se que as condições de internamento dos doentes sejam merecedoras de preocupação de todos e, em particular, de personagens públicas com relevo no panorama politico nacional.
  2. Considera que pecam por tardias.
  3. Há quase duas décadas que o SEP tem denunciado a situação publicamente e exigido aos responsáveis que tomem medidas.
  4. Durante a vigência dos últimos governos socialistas, foi reiterado pelo SEP junto dos responsáveis regionais nomeados pelo PS, Presidente da ARS do Algarve e do Conselho de Administração que era imperativo encontrar soluções de caráter definitivo.
  5. O SEP disponibilizou-se para, em conjunto com os profissionais, desenvolver um estudo que permitisse reduzir o numero de macas no serviço de urgência. A administração apesar de afirmar estar disponível nunca desenvolveu qualquer esforço para que o referido estudo se efetivasse.
  6. O actual presidente do Conselho de Administração, Dr. Pedro Nunes, já afirmou ser seu objectivo acabar com este flagelo durante este semestre.
  7. Defender o SNS é também exigir mais profissionais, designadamente enfermeiros, cujas dotações estão abaixo das definidas entre a Ordem dos Enfermeiros e a Ministra da Saúde, Ana Jorge.

O SEP ainda que considere importante a tomada de posição do Secretário-geral do PS não pode deixar de salientar tendo estado o PS no poder nos últimos 6 anos, nada fez para resolver este problema.

Também nada fez para contrariar a desorçamentação dos hospitais sendo por isso também responsável pelos cortes de 20% agora aplicados.

 

Informação enviada à comunicação social a 23 de março de 2012