14 Setembro, 2022
Campanha: A Tua Vida Importa! Pede Ajuda!
Iniciativa integrada no Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

 

A Tua Vida Importa! Pede Ajuda!

Foi com este lema que no passado 10 de setembro, em Faro, 2 Enfermeiras Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica e uma aluna da referida especialidade, organizaram uma campanha de prevenção do suicídio integrada no Dia Mundial da sua Prevenção.

O suicídio é um grave problema de saúde pública, global e transversal afetando pessoas de todas as idades, géneros, posição social, culturas e etnias.

A evidência científica demonstra que a cada 40 segundos morre uma pessoa vítima de suicídio e que para 1 suicídio ocorrem cerca de 20 tentativas.

Igualmente, constata-se que esta é uma causa de morte prematura, evitável com possibilidade de intervenção para prevenir.

Tendo em conta estes pressupostos, as Enfermeiras Especialistas de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica Arlete Lourenço e Maria João Silva e a Enfermeira Alda Pereira, aluna do mestrado de enfermagem nesta área, em cooperação com o SEP, imaginaram, planearam e implementaram uma campanha de prevenção para o suicídio que incluiu dois momentos:

  1. O período da manhã, consistiu numa campanha junto da população, no Mercado Municipal de Faro. Aí foi colocada um marco designado de “Árvore da Esperança”. Houve música ao vivo interpretadas por dois jovens (piano e clarinete), distribuição de panfletos e cartões com informação sobre a temática (promoção de saúde mental, prevenção do suicídio incluindo contatos telefónicos para pedidos de ajuda). Realizámos ainda rastreios de sintomatologia ansiogénica e depressiva, com os respetivos encaminhamentos (caso necessário). Esta campanha abrangeu cerca de 500 pessoas e foram feitos 50 rastreios.
    .
  2. No período da tarde, no icónico Club Farense, efetuámos uma metodologia ativa de participação colaborativa denominada por World Café, com a participação de cerca de 30 pessoas, de diversas idades, vivências, profissões e esferas sociais (a transversalidade do problema do Suicídio obriga a que todos façamos parte da solução). Daqui emergiram ideias, propostas e contributos para intervenções futuras. Dos resultados deste Grupo de Trabalho, realçamos: voluntariado, contribuição, construção de resposta alternativas, intervenção precoce, aumento do número de profissionais e constituição de equipas interdisciplinares, formação adequada aos jovens, etc., serão enviadas para as entidades com responsabilidade na área da saúde, decisores políticos, autarquias, escolas, etc.

 

Jamais deixaremos de relembrar: A tua vida importa! pede ajuda!