18 Setembro, 2020
Greve Regional no Açores – dias 28 e 29 setembro
Os enfermeiros dos Açores, entre outras formas de luta, vão estar em greve nos dias 28 e 29 de setembro em protesto pela discriminação de que são alvos.

 

O Governo Regional dos Açores discrimina os enfermeiros face aos restantes funcionários da Administração Pública Regional.

Aos enfermeiros com vínculo público, decide, sem qualquer fundamento legal, não considerar todos os anos de serviço para efeito do descongelamento de 2018. Com esta atitude, os enfermeiros funcionários públicos ficam, definitivamente, a vencer por uma posição remuneratória abaixo do que legalmente têm direito.

Quanto aos enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho nos Hospitais EPE, o Governo faz tábua rasa de todo o tempo de serviço anterior a 2019 e só considera a experiência destes profissionais, para efeito de desenvolvimento na carreira, após essa data. É de referir que alguns destes profissionais já trabalham no Serviço Regional de Saúde desde 2005.

Enfermeiros voltaram a manifestar-se em caravana automóvel, em marcha lenta, no passado dia 18, desta vez em Angra do Heroísmo, e deram um forte buzinão em frente à sede da Vice-presidência do Governo Regional.

Perante tamanha ofensiva, não podem os enfermeiros deixar de manifestar publicamente a sua indignação.

Numa primeira fase vão denunciar junto da opinião pública a discriminação de que estão a ser alvo, manifestando-se em caravanas automóveis, em marcha lenta, nas cidades mais relevantes dos Açores (Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta). Posteriormente, e num formato já de protesto, vão paralisar nos dias 28 e 29 de setembro, entre as 08:00 e as 24:00 horas.