27 Agosto, 2021
Cerca de 1000 enfermeiros vão ter atualização de salários e carreiras a partir de setembro. A garantia é do secretário da Saúde e decorre dos acordos de regularização de carreiras assinados com os sindicatos. Nos próximos 8 anos, o Governo terá de desembolsar 12 milhões de euros.

 

As negociações entre o Governo e os sindicatos remontam a 2008. Os dois Acordos assinados referem-se à relevância do tempo de serviço e à contagem de anos para a progressão na carreira dos Contratos Individuais de Trabalho (CIT). Passam a estar em pé de igualdade com os profissionais em Funções Públicas.

Enquanto SEP, saímos desta reunião satisfeitos. A nossa reivindicação é pública, é de anos, tendo-se esta divida agravado com o passar do tempo.

90% dos enfermeiros são abrangidos por estas atualizações salariais com reflexos no aumento médio mensal de 200€. A primeira tranche referente a 2021 começa a ser paga em setembro.

Embora fiquem pendentes outras questões, os Acordos agora alcançados trazem o reconhecimento e valorização da profissão.