
Tertúlia a 24 de novembro na biblioteca do Centro de Saúde de São Miguel
Desde Alma-Ata que se consagrou a importância da promoção da saúde e da prevenção da doença.
Centrar o cidadão no centro do SNS é um dos desígnios que devemos prosseguir, mas como se de reforma em reforma, os Cuidados de Saúde Primários continuam a não ter autonomia financeira, os mapas de pessoal continuam subdimensionados restringindo as prestações de cuidados de enfermagem.
A opção do governo foi o alargar o modelo Unidade Local de Saúde a todo o país. Mas, será esta melhor opção? Qual a avaliação das já existentes? Permitiram uma maior acessibilidade e articulação com os cuidados diferenciados? Que avaliação fazem os enfermeiros que conhecem esta realidade há vários anos?
Vamos refletir sobre estas temáticas sob a forma de tertúlia e para nos ajudar convidámos os senhores enfermeiros:
Carlos Almeida – Enfermeiro Diretor da ULS Castelo Branco
Fátima Cardoso – Enfermeira do ACES da Cova da Beira
Sérgio Sousa – Enfermeiro da ULS Matosinhos
José Carlos Martins, Presidente do SEP, fará umas notas finais sabendo que esta discussão não se inicia nem acaba aqui. É uma dinâmica que acompanha a dinâmica da vida das pessoas e, consequentemente, das organizações.
Estás convidado a “tertuliar” a 24 de novembro, na biblioteca do Centro de Saúde de São Miguel, em Castelo Branco.