5 Maio, 2022
O SEP reuniu com Ministério da Saúde a 4 de maio.

 

Desde o início do processo de descongelamento das progressões e exigindo a justa e legal contagem de pontos a TODOS os enfermeiros, temos vindo a realizar inúmeras ações de Luta (concentrações, manifestações, outras) e variadíssimas intervenções junto dos Grupos Parlamentares, Primeiro Ministro, Ministério da Saúde, Administrações e outras entidades.

Em fevereiro iniciámos a campanha “Quero mudar o DL 71/2019” (Decreto Lei da Carreira de Enfermagem) e em março começámos mais uma ação exigindo a contagem de pontos: a recolha de postais para entrega no Ministério da Saúde.

No dia 1 de abril e já com novo Governo, entregámos o nosso Caderno Reivindicativo – ”Memorando de Entendimento Negocial”, onde exigimos a negociação de várias matérias enquadradas em dois grandes domínios:

– Contagem de Pontos
– Alterar Decreto Lei da Carreira de Enfermagem.

 

Na reunião de 4 de maio:

– O Ministério da Saúde apresentou Protocolo Negocial: Negociação de Decreto Lei relativo à contagem de pontos; processo negocial dura 120 dias.

– O SEP propôs a inserção da temática relativa à alteração do Decreto Lei da Carreira de Enfermagem.

Estando aberto o processo negocial relativo à contagem de pontos, reforça-se a importância de participares na comemoração do Dia Internacional do Enfermeiro – 12 de Maio, em Lisboa.