20 Outubro, 2022
Neste dia de greve iremos estar concentrados em frente à Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social, na Rua da Reboleira, Porto, às 11 horas.

 

Instrumentos de Regulamentação Coletiva diferentes, mas a mesma reivindicação:

  • aumento dos salários;
  • melhores condições de trabalho.

 

Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)

O reforço financeiro do Estado para estas instituições foi de 3.6% em 2022. Apesar disso as instituições desta área social mantêm um discurso e uma prática miserabilista para com os enfermeiros que dão suporte à atividade de saúde.

Esta atitude é altamente reprovável se considerarmos, por exemplo, o papel desempenhado pelos enfermeiros nestas instituições durante a pandemia e a importância que ali assumiram e assumem, desde a prestação de cuidados, à organização dos espaços, etc..

Ainda assim, a negociação dos aumentos salariais para 2022 – e com uma inflação média estimada já de 7 a 8% -, as IPSS coordenadas pela Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social apresentaram uma proposta de 2% e retroatividade a junho.

Esta proposta descredibiliza estas instituições e o Governo, enquanto responsável pela obrigatória resposta na área das funções sociais do Estado.

 

Misericórdias coordenadas pela União das Misericórdias Portuguesas.

Recusam iniciar um processo negocial, apesar de sistematicamente receberem vários subsídios através dos acordos de cooperação com o Ministério do Trabalho e da Saúde.

O aumento do Salário Mínimo Nacional é apresentado como justificação para não valorizar os enfermeiros.

Os enfermeiros que exercem funções no setor social não aceitam que as suas competências e as suas condições de trabalho sejam desvalorizadas e desconsideradas, sob o pretexto da sustentabilidade do setor.

 – Greve dos enfermeiros pelas remunerações e condições de trabalho – 

Concentração de Junto CNIS Porto 11 horas

[Rua da Reboleira, 47 4050-492 Porto]

Nota enviada aos media a 20 de outubro de 2022