17 Fevereiro, 2022
Chegámos a acordo na revisão parcelar do Contrato Coletivo de Trabalho os hospitais privados
Desenvolvimento profissional, tabela salarial, subsídio de refeição e compensações por trabalho noturno e ao fim-de-semana são algumas das conquistas deste acordo.

 

No âmbito da revisão parcelar do Contrato Coletivo de Trabalho, chegámos a acordo com a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) nas seguintes matérias que estavam em negociação:

  • Estrutura de desenvolvimento profissional – com mais 3 níveis de desenvolvimento
  • Melhoria da tabela salarial – com aumentos salariais entre os 1,7% e 3,8
  • Aumento do subsídio de refeição – com um acréscimo de 3,5%

 

Para além destes aspetos há a salientar a aceitação, pela APHP, das propostas que clarificam a contabilização do tempo de trabalho e a identificação do trabalho suplementar.

Conseguiu-se a alteração do princípio sobre as compensações inerentes ao trabalho dos enfermeiros nos períodos noturno e de fim de semana, cujo sistema não estava a ser aplicado. Esta alteração traduz o reconhecimento da importância dos enfermeiros e da sua função no contexto dos hospitais e das clínicas associados da APHP.

A revisão do contrato, assinado a 17 de fevereiro, constitui mais um passo para a melhoria das condições de trabalho dos enfermeiros. Contudo, continua a ser um objetivo major a consagração da semana de trabalho de 35 horas.

Os efeitos retroativos das matérias agora acordadas reportam-se a 1 de janeiro de 2022.