A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, vai realizar rastreios gratuitos da diabetes tipo 2 nos próximos dias 24 e 28 de fevereiro.

A avaliação de risco da diabetes decorre das 8h30 às 12h30 no Centro de Vacinação de São Domingos de Rana, junto à Biblioteca Municipal.

Esta  iniciativa sucede ao programa “Cascais sem diabetes”, uma parceria da APDP, da Câmara Municipal de Cascais e do Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais (ACES),  “um projeto que tem por base a intenção de “suster o crescimento da incidência da diabetes no município de Cascais” e “garantir a melhoria da qualidade de vida dos munícipes que já sofrem de diabetes”.

Em Portugal, a prevalência da diabetes continua a ser uma das mais elevadas da Europa, com 13,6% da população entre os 20 e os 79 anos afetada, segundo o Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes de 2019.

Com a pandemia da covid-19 a ter sobrecarregado o Sistema Nacional de Saúde (SNS) e a ter restringido os acessos aos serviços de saúde, principalmente durante o período de quarentena obrigatória, estima-se que cerca de 20 mil pessoas possam não ter tido acesso ao diagnóstico precoce da patologia. Também o número de internamentos por condições agudas da diabetes aumentou e milhares de consultas e tratamentos foram adiados, o que, a médio e longo prazo, poderá trazer consequências graves. Os rastreios, como este, são, portanto, fundamentais para diagnosticar e tratar o mais cedo possível a diabetes e evitar as suas consequências.

Quem quiser participar no rastreio deverá dirigir-se ao Centro de Vacinação de São Domingos de Rana – Rua das Travessas, 2785-285 São Domingos de Rana – nos dias 24 e 28 de fevereiro, entre as 8h30 e as 12h30.