27 Julho, 2023
Enfermagem em Foco – N.º 122

O n.º 122 da nossa revista Enfermagem em Foco já saiu!

Esta é uma edição muito especial e única, o que justifica que seja também mais extensa. É uma edição de balanços e reflexões, sobre o passado, o presente e o futuro da Enfermagem em Portugal.

No tema de capa, procuramos fazer um retrato da Enfermagem em Portugal. Um objetivo complexo para um país, ainda que pequeno, com realidades tão diferentes. Para esta tarefa, contámos com testemunhos das várias Delegações Regionais do SEP e ficamos a saber que, a par dos problemas que afetam os enfermeiros de forma transversal – e que têm marcado a atualidade -, cada região tem dificuldades e desafios específicos.

A Enfermeira Maria Augusta Sousa é a protagonista do Perfil deste número. Uma figura dificilmente desconhecida no meio, há muito que merecia uma conversa por toda uma vida dedicada à Enfermagem e à luta por melhores condições de trabalho para os enfermeiros. Muitas das vitórias conseguidas na Enfermagem nas últimas décadas resultaram também do trabalho de Augusta Sousa, que nos diz que o seu sonho “era nunca ficar fechada numa sala”, que a Greve de Faro (1984) foi a melhor experiência coletiva que teve “na vida, em termos de luta e de organização” e que ainda hoje continua “envolvida na Enfermagem”.

O conteúdo a que tentou aceder é exclusivo para sócios do SEP.

Inicie a sua sessão ou faça o seu registo para continuar a ler este artigo.

Inicie a sua sessão

Formulário de Registo no Website SEP

Todos os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório

Dados de acesso