2 Junho, 2022
«Projeto em Faro promove saúde mental nas grávidas da pandemia»
Divulgamos projeto de enfermagem que ganhou prémio de jornalismo «Os Direitos da Criança em Notícia».

 

A reportagem «Projeto em Faro promove saúde mental nas grávidas da pandemia», da autoria da jornalista Maria Simiris e publicada na edição de 7 de outubro de 2021 do semanário regional Barlavento, ganhou uma menção honrosa na oitava edição do Prémio de Jornalismo «Os Direitos da Criança em Notícia», promovido pelo Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens. Foi o único prémio atribuído na categoria de imprensa regional.

Arlete Lourenço, enfermeira especialista em saúde mental e psiquiátrica da UCC Faro e Maria João Silva da UCC Ribat (Aljezur) que, à data, frequentava o mestrado da mesma área de especialidade, desenvolveram um projeto para intervir junto das mulheres que passaram por uma gravidez e um parto, durante o confinamento, no sentido de aprenderem a ganhar ferramentas para promoverem a sua saúde mental e ultrapassarem o sofrimento a que estiveram sujeitas. Estas mulheres foram um dos grupos mais afetados a nível psicológico pelas consequências da pandemia.

O SEP Algarve promoveu a divulgação do projeto junto da comunicação social, que veio a resultar numa reportagem da SIC e do Jornal Barlavento.

Felicitamos as colegas e a jornalista pelo excelente trabalho desenvolvido.

Acede aqui à reportagem na íntegra.