31 Julho, 2012
O SEP reuniu com o Conselho de Administração do Hospital Magalhães de Lemos da qual resultaram os seguintes apontamentos.

 

Colega, estes foram os assuntos discutidos na reunião:

Reposicionamento dos Enfermeiros Graduados em 2012

Tendo tido conhecimento que o CA ainda não efectuou o reposicionamento dos Enfermeiros Graduados que deveriam ter sido reposicionados a 1 de janeiro de 2012, questionamos o CA sobre os motivos pelos quais ainda não o tinha concretizado.

O CA reconhece que ainda não o fez uma vez que solicitou um parecer à ARS Norte, que por sua vez remeteu este pedido de orientação para a ACSS.

O SEP reforçou a posição de que não é necessário esperar por nenhuma orientação uma vez que este reposicionamento se encontra consagrado no próprio Orçamento de Estado de 2012 e a própria ACSS tem este entendimento.

O CA admitiu que o fará no próximo mês de setembro pagando os retroactivos devidos aos enfermeiros.


Avaliação do Desempenho

O SEP questionou o CA sobre o andamento do processo de avaliação de desempenho com base no novo modelo previsto para os enfermeiros (Portaria 242/2011). Referimos também que neste momento não estão reunidos os mecanismos legais para implementação deste novo modelo dado não estar legislado a portaria da Direcção de Enfermagem que é ferramenta essencial para o desencadear deste processo.

O CA referiu que apesar do trabalho que desenvolveu não é seu intuito avançar com o processo durante 2012.

Diversos

O SEP questionou o CA sobre a admissão de mais enfermeiros até se atingirem dotações seguras, sobre o facto de ainda existirem enfermeiros com contratos a prazo e sobre o recurso a trabalho
extraordinário.

O CA admitiu que ainda tem 7 enfermeiros com contrato a prazo mas que os passará a sem termo no próximo ano, tal como aconteceu com 9 outros enfermeiros este ano. Refere ainda que solicitou a contratação de mais 2 enfermeiros mas que ainda não veio resposta positiva para efectuarem essas contratações. Quanto ao trabalho extraordinário efectuado dizem ser pontual e que todo este trabalho é pago segundo o que está preconizado.