A 25 de agosto estaremos no Centro de Vacinação de Grijó - Rua da Fonte Branca 380 – para evidenciar a importância dos enfermeiros e do Serviço Nacional de Saúde (SNS) junto da população. Daremos uma conferência de imprensa pelas 11h30.
A população, o Presidente da República e restante poder político reconhecem o papel determinante dos enfermeiros no bom funcionamento do SNS e na resposta dada pelo mesmo à Pandemia. Por outro lado, tem sido fulcral o desempenho dos enfermeiros no processo de vacinação em curso e na retoma da atividade assistencial não Covid, dos Hospitais e Centros de Saúde.
Não obstante o seu reconhecimento discursivo e público, o Governo insiste em não dar resposta com expressão material aos problemas da profissão.
Neste quadro, o sentimento de injustiça tomou conta dos enfermeiros, que continuam a exigir:
- Admissão de Enfermeiros e vinculação efetiva de todos os que, embora admitidos com vínculo precário, respondem a necessidades permanentes dos utentes do SNS;
- Uma carreira única para a profissão e que a valorize;
- A justa contagem de pontos para efeitos da progressão, para todos os Enfermeiros;
- Medidas de compensação do risco e penosidade da profissão, nomeadamente, através da diminuição da idade da reforma.
A Pandemia só tornou mais evidentes os problemas da profissão e os Enfermeiros como um dos maiores pilares do SNS.
Contamos com a presença das Senhoras e Senhores Jornalistas nesta conferência de imprensa, a realizar no dia 25 de agosto, pelas 11h30, no Centro de Vacinação de Grijó.
Nota envaida aos media a 24 de agosto 2021