7 Março, 2022
Conferência de imprensa no Centro Hospitalar de S. João a 9 março
Compromissos do Governo continuam por cumprir. Mas não desistimos e continuamos a exigir a valorização da profissão e a compensação do risco e penosidade.

 

Convidamos os Sr. jornalistas a estarem presentes na conferência de Imprensa a realizar dia 9 de Março às 10h00 Frente ao CH Porto (edifício Neoclássico).

A inegável entrega dos enfermeiros para garantir as respostas em cuidados de saúde às população é reconhecida.

Contudo, a materialização do reconhecimento por parte do governo está longe de corresponder às justas expectativas dos enfermeiros que esperavam que alguns problemas já “antigos” fossem solucionados.

A atribuição de Relevante para todos os enfermeiros no biénio 2019/20 é uma questão de justiça face ao esforço por vezes sobre-humano com que foram confrontados durante a pandemia.

O descongelamento de todos os enfermeiros é uma das questões que (ainda) aguarda resolução nomeadamente dos que passaram aos 1200€ (com Contrato individual de Trabalho e Contrato de Trabalho em Funções Públicas) e outros promovidos que ficaram com os pontos “apagados”.

Também a vinculação (efetiva) de enfermeiros, apesar das recentes admissões (precárias), está muito aquém do necessário face à carência estrutural no SNS.

Ainda por concretizar está a abertura de concursos para a categoria de Enfermeiro Especialista e Gestor.

Finalmente, no caminho que se pretende para a igualdade entre vínculos, falta a concretização do instrumento legal que permita a harmonização dos dias de férias e contabilização de pontos.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses continua  a exigir:

  • A valorização da profissão
  • A Compensação do risco e penosidade

Nota enviada aos media a 7 de março de 2022