2 Julho, 2021
sunSEP para discutir os nossos direitos a 22 de julho
A Comissão de jovens da Direção Regional do SEP irá promover o sunSEP no dia 22 de julho, pelas 18h30, na sede do sindicato. Espaço este para esclarecer e discutir direitos e partilhar experiências. Esperamos por ti.

 

Somos jovens enfermeiros e não somos descartáveis.

A realidade que nós jovens enfermeiros enfrentamos todos os dias é dura.

Os contratos de trabalho precários, a desregulação dos horários, a alteração do período de férias sem o nosso consentimento, fazem parte do nosso quotidiano.

Todos estes aspetos convergem para uma instabilidade e incerteza quanto ao futuro. A conciliação da vida profissional com a vida pessoal torna-se numa ilusão, ficar doente torna-se num medo e ser mãe pai ou trabalhador estudante é colocado em segundo plano.

A realidade por nós sentida é resultado dos constantes ataques aos nossos direitos. E, não é justo que nos obriguem a adiar os projetos pessoais como a constituição de família, ser mãe/ pai e progredir pessoal e profissionalmente.

No entanto, existe uma força de classe, jovem e dinâmica, que tem na sua base a defesa dos direitos dos enfermeiros, da profissão de enfermagem e do Serviço Nacional de Saúde: o SEP, Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

A proximidade à realidade que enfrentamos todos os dias, a intervenção direta nos locais de trabalho, a partilha de experiências e a discussão coletiva dos problemas dos enfermeiros bem como a reivindicação e construção de soluções faz do SEP o teu sindicato.

 

TEM SIDO ASSIM AO LONGO DOS SEUS 33 ANOS

  • Na criação e negociação das carreiras de enfermagem; 
  • Na construção do REPE (Regulamento do Exercício Profissional dos Enfermeiros);
  • No processo de integração do ensino de enfermagem no sistema educativo nacional e licenciatura feita num só ciclo;
  • Na exigência de efetivação de milhares de enfermeiros com vínculo precário;
  • Na intervenção institucional e a visibilidade da profissão; 
  • Na exigência de contratação de enfermeiros;
  • No caminho da harmonização de direitos no que respeita aos enfermeiros com CIT (Contrato Individual de Trabalho), como as 35 horas semanais, a grelha salarial o alargamento da ADSE e a luta pela majoração dos dias de férias.

 

O SUNSEP com o tema “vamos esclarecer e discutir direitos” é mais uma iniciativa que nos vai permitir esclarecer dúvidas e partilhar experiências dos nossos serviços.

Ainda muito há a fazer para construirmos um futuro melhor, nomeadamente uma Carreira Única de Enfermagem aplicada em todo o SNS (também nas PPP).

 

Inscreve-te: drl@sep.pt