Apelamos à subscrição de Sou enfermeiro, não sou super-herói! para entregar aos Conselhos de Administração e ao Ministério da Saúde. Basta clicares na tua instituição e preencher o mini formulário.
Sou enfermeiro, não sou super-herói!
Face aos recentes desenvolvimentos sobre a situação vivida no país e no mundo, é realçada a importância do papel dos serviços públicos e dos seus trabalhadores, em particular do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e dos enfermeiros, no combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus.
Os enfermeiros, entre outros, estão na linha da frente mesmo sabendo que há mais de dez anos lhes são negados elementares direitos como a progressão na Carreira, aumentos salariais e condições de trabalho.
Como enfermeiro não nego as minhas responsabilidades, desejo a salvaguarda dos meus direitos laborais, da minha segurança pessoal e familiar. E, por isso, exijo:
1. A contratação do número de enfermeiros necessários com vínculos efetivos, dada a carência estrutural já reconhecida, no mais curto espaço de tempo.
2. A aquisição e distribuição imediata dos equipamentos de proteção individual em todas as unidades hospitalares e centros de saúde do SNS.
3. A garantia do devido descanso e da regulação dos horários tendo em conta a penosidade e o risco da profissão e do momento que se vive em particular.
4. A manutenção a 100% dos rendimentos em resultado do contágio pelo Covid-19.
5. O gozo dos direitos de maternidade e paternidade, nomeadamente a amamentação.
6. Não pretendendo deixar os filhos menores de 12 anos num estabelecimento de ensino desconhecido e sem isolamento social, deverão ser clarificados os meios que permitam a transferência do apoio social/económico para outras formas de acolhimento (outras pessoas).
7. O alargamento de medidas de proteção social para os enfermeiros que têm a seu cargo ascendentes.
8. A publicação e divulgação imediata dos planos de contingência de todas as instituições do SNS que prevejam a suspensão da atividade assistencial não urgente.
9. A valorização da profissão pela elevada penosidade e risco.
Basta clicar na tua instituição e preencher o mini formulário
O SEP sempre presente!