23 Maio, 2018
Centro Hospitalar Lisboa Norte: conferência de imprensa a 24 de maio
Em dia de greve e concentração no Centro Hospitalar Lisboa Norte, a 24 de maio, será entregue um abaixo-assinado subscrito por cerca de 900 enfermeiros a exigir a contratação imediata de mais profissionais. Ainda haverá uma conferência de Imprensa às 11h30, em frente ao Hospital Santa Maria.

 

A carência é estrutural. Desde 2010 houve uma redução de 180 enfermeiros no Centro Hospitalar.

Só em 2018 saíram cerca de 100 enfermeiros dos quais 56 especialistas. Foram admitidos alguns, poucos, para a área da obstetrícia.

O serviço Cirurgia 1B e a nefrologia pediátrica encerraram por falta de enfermeiros.

Na cirurgia 2 faltam 20 enfermeiros.

O serviço de Neonatologia encerrou quatro vagas por falta de enfermeiros.

Na Unidade de Insuficiência Respiratória do Pulido Valente foram realizados 89 turnos extraordinários entre janeiro e maio.

A realidade hoje no centro hospitalar passa pela redução do número de enfermeiros por turno, pelo trabalho extraordinário programado, pelas centenas de feriados não gozados, pela redução de folgas, pelo aumento de ritmos de trabalho e “burnout”.

Nos últimos anos as equipas dos Blocos Operatórios Centrais, da Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos, da pediatria, urgência pediátrica, ortopedia, medicina 1C, Infecciologia Pediátrica e Unidade de Gastrenterologia Pediátrica, Urgência Geral, entre outros denunciaram a falta de dotações seguras.

Com a aproximação do período de férias a situação agudiza-se e mais serviços estão em risco de ruptura.

Convidamos os Srs. jornalistas para uma conferência de imprensa, a 24 de Maio, às 11h30 em frente ao Hospital Santa Maria.

 

Nota enviada à comunicação social a 23 de maio 2018.