30 Agosto, 2024
Desconvocada greve na ULS Região de Leiria
Administração da ULS Região de Leiria assume compromisso de solução de problemas, injustiças e discriminações.

Para além da contabilização de pontos, designadamente no que respeita ao ano civil em que o início de funções ocorreu no 2º semestre, bem como ao tempo de exercício em vínculo precário na instituição e ou noutras com e sem interrupção de funções, a exigência do pagamento de retroativos a partir de 2018 e as alterações à Carreira de Enfermagem, constituem objetivos da Greve Nacional decretada para os dias 24 e 25 de setembro.

Após a Greve Nacional de dia 2 de agosto e no âmbito do Plano Nacional de Lutas Institucionais a concretizar durante todo o mês de agosto, no dia 14 o SEP emitiu Pré-Aviso de Greve para a ULS da Região Leiria a concretizar no dia 30 de agosto:

  • Pretendia-se pressionar a solução de problemas prementes como o pagamento relativo a contagem de pontos, o tempo de passagem de turno que “tem barbas”, e as “férias para os CIT”.

O Conselho de Administração agendou reunião com o SEP para dia 26 de agosto cujo resultado determinou a manutenção da greve. Entretanto, foi agendada nova reunião para dia 29 de manhã, onde foi consensualizado um “Acordo para a suspensão da greve” a ser caucionado pelos enfermeiros participantes na reunião entretanto agendada para dia 29 de tarde.

Embora permaneçam outros, conseguimos resolver problemas geradores de inadmissíveis injustiças e discriminações que perduravam há anos:

 – A atribuição de mais 1 dia de férias para os enfermeiros com CIT a partir de 1 de janeiro de 2025;

 – A solução para um problema que perdura há mais de 15 anos – 30 minutos para passagem de turno: em outubro nos Serviços de Urgência, Medicinas e UCAP; a partir de janeiro para os restantes Serviços que “o justifiquem”.

 – A operacionalização calendarizada do reposicionamento decorrente da contagem de pontos e respetivo pagamento.

Estando enquadrados nas soluções conquistadas, apelamos a todos os colegas que não tenham o seu problema resolvido nos meses acordados, que contatem o SEP.

Vale a pena lutar, de forma sistemática, contínua, organizada e com plano.