23 Setembro, 2019
Progressão na ARS Algarve já não é ilusão
A 20 de setembro reunimos com a ARS Algarve e atingimos os nossos objetivos, por isso desconvocamos a greve de 26 e 27 de setembro. 

 

Consulta aqui a ata da reunião, em que constam os vários ganhos alcançados pelos enfermeiros!

 

Descongelamento de Progressões

  • Serão contabilizados pontos para trás do reposicionamento nos 1201€.
  • Será contabilizado 1,5 pontos/ano, entre 2004 e 2014, mesmo nos anos não avaliados, tendo em conta a última avaliação do desempenho de satisfaz.

 

Admissão de Enfermeiros

  • Do concurso de 2015 das 774 vagas, tinham sido atríbuídas 67 ao Algarve. Entre entradas e saídas, o saldo foi praticamente nulo. Serão admitidos agora 15.
  • A ARS comprometeu-se a abrir um novo concurso de mobilidade, no próximo ano e ver a possibilidade de abertura de um concurso externo, tendo como base a contratação global de 67 enfermeiros.

 

Transição para a atual Carreira

  • Foi assumido que os enfermeiros em cargos de chefia iriam manter a comissão de serviço e o respetivo suplemento remuneratório até à abertura e conclusão de concurso para enfermeiro gestor.
  • Os enfermeiros que, na anterior carreira tinham ingressado por concurso na categoria de enfermeiro especialista, irão transitar para a categoria de especialista na atual carreira, tendo sido assumido que será feita a avaliação da possibilidade de também transitarem os restantes, uma vez que já outras instituições o fizeram.

Transmitimos que os colegas que transitaram para a categoria de Gestor e que deveriam ter sido posicionados na 1.ª posição remuneratória daquela categoria, nível 37, está a acontecer de forma faseada – o que não é correto nos termos da Lei. Na verdade têm de transitar diretamente para o nível 37. Desconheciam, mas ficaram de avaliar.

 

Unidades de Saúde Familiares modelo B

A ARS alterou a sua deliberação relativamente à imposição das 40 horas semanais de “obrigação para uma recomendação”, o que permite aos conselhos gerais das USF decidirem fundamentalmente o seu horário de trabalho, para que sejam posteriormente validados pelos diretores executivos.

 

DICAD

Contrariamente à informação veiculada anteriormente, só agora será pedida autorização ao Ministério da Saúde (MS) para pagamento do trabalho extraordinário em atraso.

Comprometeram-se a pagar até ao final do ano, após autorização do MS.

 

 

Vitória dos enfermeiros na imprensa

Enfermeiros algarvios chegam a acordo com ARS e desconvocam greve

Enfermeiros fazem «acordo histórico» com a ARS Algarve