Direcionado para profissionais, investigadores e docentes na área da História da Enfermagem e da História do Sindicalismo, o Arquivo do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses – Arquivo SEP – representa um importante trabalho de preservação e de construção de memória.

O Arquivo integra um património documental único no país, com documentação que recua até ao início do século XX, com particular incidência para os anos 70, 80 e 90, testemunhando, deste modo, os principais momentos da História da Enfermagem contemporânea e as lutas e conquistas envolvidas nos processos de mudança desenvolvidos.

A pesquisa e o acesso à documentação podem ser feitos com consulta ao catálogo informatizado – na página www.cdi.sep.pt – e/ou apoio personalizado.

 

Pesquisa Personalizada

O utilizador pode contactar o CDI, por email ou telefone, solicitando apoio na pesquisa à técnica documentalista, que procederá à pesquisa no catálogo do Arquivo SEP e ao envio do resultado da busca, por email.

No contacto, deve ser indicado:

_ Tema/assunto da pesquisa;
_ Âmbito (investigação académica – licenciatura, mestrado, doutoramento – ou profissional – docente de Enfermagem, investigador, etc; pesquisa pessoal);
_ Área (Enfermagem, Saúde, Sindicalismo, História, etc.)

 

Pesquisa do Utilizador no Catálogo

O utilizador pode aceder ao catálogo diretamente e selecionando a área PESQUISA, no site. De modo a delimitar o âmbito, pode sinalizar apenas a opção Documentos/Arquivo, na tabela de pesquisa.

 

Consulta

Para consultar a documentação, pode dirigir-se às instalações do CDI ou enviar email com as referências, para o CDI.

Se tiver alguma dúvida ou necessidade de apoio durante a pesquisa, aconselhamos que contacte a técnica documentalista, por email ou telefone.