APCL organiza seminário sobre mieloma múltiplo destinado a cuidadores, doentes e profissionais de saúde.

 

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em colaboração com a International Myeloma Foundation (IMF), vai realizar no dia 29 de outubro, entre as 10h00 e as 17h30, no Lumen Hotel & The Lisbon Light Show, o um seminário totalmente dedicado ao Mieloma Múltiplo. Dirigido a doentes, cuidadores e profissionais de saúde, o evento vai ter o contributo de vários especialistas para esclarecer várias temáticas ligadas à doença. A participação neste evento, exclusivamente presencial, é gratuita, mas requer inscrição prévia.

Durante o evento serão abordados quatro grandes tópicos relacionados ao mieloma múltiplo intercalados com momentos de perguntas e respostas. A abrir o evento, Fernando Leal da Costa, especialista em hematologia no Instituo Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, vai abordar os tratamentos do mieloma múltiplo.  De seguida, Jean-Luc Harousseau, professor de hematologia na Universidade de Nantes, em França, vai explicar como é tratada a doença em França.

Na parte da tarde, a sessão vai ser retomada por Marcelo Prates, do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, Hospital de São José, para falar da importância do acompanhamento do estomatologista. Posteriormente, para abordar os sintomas da patologia e os efeitos secundários das terapêuticas, irão intervir Cristina João, Catarina Geraldes e Rui Bergantim, do Grupo Português do Mieloma Múltiplo. Por fim, Andreia Cardoso, coordenadora e moderadora do Grupo de Apoio para doentes com Mieloma Múltiplo da APCL, vai falar sobre os grupos de apoio e o apoio emocional.

Com este tipo de iniciativas, a APCL pretende promover um espaço de partilha de conhecimentos e experiências úteis para as pessoas com doenças hemato-oncológicas, seus cuidadores e profissionais de saúde.

Ao contrário de outros eventos promovidos pela APCL, este seminário não vai ser transmitido virtualmente nem gravado. A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória, devendo ser efetuada por email para: geral@apcl.pt.