Plenário de trabalhadores da Cruz Vermelha a 24 de novembro
Conselho de Administração da Cruz Vermelha expressa recusa negocial aos sindicatos. Novo plenário de trabalhadores a 24 de novembro.

 

Em reunião a 13 de outubro os sindicatos reivindicaram ao Conselho de Administração (CA) do Hospital de Cruz Vermelha Portuguesa (HCVP), aumentos intercalares ainda para 2022 e a retoma da revisão do Acordo de Empresa.

A 21 de outubro os sindicatos enviaram proposta de revisão do Acordo de Empresa (AE), com atualização das tabelas remuneratórias e aumentos salariais (não há atualizações desde 2010), para repor o poder de compra dos trabalhadores e permitir fazer face ao brutal aumento do custo de vida.

Em resposta, o Conselho de Administração continua a alegar a caducidade do AE. Os sindicatos refutaram perante a anterior administração com fundamentação legal e também entregaram ao Secretário de Estado do Trabalho.

Para além do CA insistir na caducidade do AE – que tem servido para justificar a retirada de alguns direitos e, sobretudo, para cortar nas remunerações dos trabalhadores – propõe adiar a reunião solicitada para o início do próximo ano.

Os sindicatos já responderam e acham inadmissível que a coberto de uma pretensa caducidade do AE, não haja um processo negocial.

Afirmámos ainda que a proposta dos sindicatos não é fechada e pode permitir resolver as justas reivindicações, designadamente, a melhoria das condições laborais e salariais dos trabalhadores (que não têm aumentos desde 2010), assim como garantir a manutenção dos profissionais na instituição e a paz social que desejamos.

Assim, e tal como decidido no último plenário, no próximo dia 24 de novembro, às 15h15, voltamos a reunir os trabalhadores para avaliarmos a situação atual e decidirmos as necessárias respostas.

Colega, a ordem de trabalhos será:

  1. Avaliação da situação atual
  2. Ações a desenvolver
  3. Outros assuntos