O que sabemos sobre: Apneia do Sono & Hipertensão Arterial é o mote do evento que se vai realizar a 25 de maio, às 20h00, em formato virtual, promovido pela Academia Linde Saúde, no âmbito do Mês do Coração e do Dia Mundial da Hipertensão, que se assinala a 17 de maio. Dirigido a profissionais de saúde, esta é uma iniciativa de participação gratuita e que vai contar com o contributo de especialistas que alertam para a relação entre Hipertensão Arterial (HTA) e a Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). Sabe-se que 70% a 85% dos doentes com HTA resistente tem SAOS confirmada.

Pretende-se criar um momento de partilha e discussão sobre a relação entre a SAOS e a HTA, com as perspetivas clínicas de Dr. Pedro Marques – médico especialista em Medicina Geral e Familiar e de Dr. Denny Marques Rodrigues, médico especialista em Pneumologia.

Objetivo da Formação: 

A sessão online tem como objetivo falar sobre o que sabemos da relação entre a SAOS e a HTA na perspetiva do médico especialista em Pneumologia, passando pela caracterização da SAOS, fisiopatologia e diagnóstico até à sua correlação com a patologia CV, especificamente com a HTA e os vários benefícios do tratamento com terapia de CPAP. Na perspetiva do médico especialista em MGF, teremos uma abordagem sobre a sua experiência na organização da consulta de doentes com Risco Cardiovascular, sinais de alerta para a SAOS e protocolos de rastreio, até ao seu seguimento após o início de ventiloterapia.

Para a emissão de certificado de participação é necessário que:

  • Cada participante assista a mais de 75% da sessão em direto;
  • Que aceda à sessão através do seu link (cada participante irá receber um link de acesso)
  • O certificado ficará disponível na plataforma https://linde.up.events/

 Oradores e Moderador:

  • Pedro Marques – USF Cuidarte Viana do Castelo
  • Denny Marques Rodrigues – Hospitais da Unversidade de Coimbra
  • João Cavaleiro – Linde Saúde