Exposição dos 100 anos da descoberta da insulina está de regresso a Lisboa.

 

A exposição “Uma Visita à História da Diabetes no Centenário da Descoberta da Insulina” regressa novamente até à cidade de Lisboa e pode agora ser visitada na sede da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) até ao início de setembro. A exibição itinerante iniciou o seu percurso na capital, tendo já passado pelas cidades de Coimbra e Porto. Posteriormente rumará até Braga e Funchal.

Esta exposição que promete transmitir uma nova perspetiva sobre a insulina, é uma viagem aos principais marcos históricos relativos ao tratamento da diabetes desde o antigo Egipto, onde em 1550 A.C. havia já referência a uma doença que se assemelhava à diabetes, até 1921, o ano da descoberta da insulina.

Nos anos 80 do século XX, a insulina passou a ser 100% comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde, sendo este um dos destaques da exposição. Em Portugal a figura de Ernesto Roma assume destaque, pois foi o responsável pela introdução, em Portugal, do conceito de educação terapêutica no tratamento com insulina das pessoas com diabetes e é a si que se deve a criação da primeira associação de diabetes do mundo, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP). Uma instituição que ao longo dos seus 95 anos de história tem mantido alta a bandeira de respeito pelas pessoas com diabetes e de defesa da sua autonomia e integração social.

A Comissão Executiva das Comemorações do Centenário da Descoberta da Insulina é constituída por José Luiz Medina, Luis Gardete Correia e Manuel Almeida Ruas, médicos endocrinologistas que acompanharam mais de meio século da história da insulina. As comemorações contam com o apoio da Federação Internacional da Diabetes.

A exposição irá permanecer na sede da APDP, em Lisboa até ao início de setembro. Para mais informações, consultar o link www.100anosinsulina.pt

APDP – Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal
Telf.: +351 21 381 61 00
Fax: +351 21 385 93 71
Email: diabetes@apdp.pt
Horário de funcionamento: 2.ª a 6.ª feira das 7h30 às 19h00