Decretamos esta greve nacional para o dia 2 de agosto, nos turnos da manhã e tarde. É obrigatório a valorização dos enfermeiros e a melhoria das suas condições de trabalho.
A Direção Nacional do SEP decidiu, hoje, convocar uma greve nos turnos da manhã e tarde para o próximo 2 de agosto.
As razões são objetivas:
- Carreira e grelha salarial
O compromisso de apresentação de uma proposta de alteração à grelha, por parte do Ministério da Saúde, continua por cumprir; - Injustiças relativas
A sua resolução, através de orientações, para as administrações das ULS, continua por cumprir colocando em causa o desenvolvimento profissional e salarial dos enfermeiros. - Condições de trabalho
– Gozo de milhares de horas já trabalhadas – os enfermeiros são convocados, a nível nacional, para trabalharem horas a mais que, na maior parte dos casos não são pagas, ou são pagas de forma como trabalho normal. É obrigatório que lhes seja permitido o gozo em tempo, ou seja, tempos de descanso.– O sistemático recurso a trabalho extraordinário para colmatar a carência de enfermeiros agravam o risco e a penosidade do exercício da profissão. É por isso obrigatório consagrar formas de os compensar.
– Reafirmação das 35 horas semanais como o regime de trabalho dos enfermeiros.
É obrigatório que a valorização dos enfermeiros e a melhoria das suas condições de trabalho se inicie já a 18 de julho, na primeira reunião negocial com o Ministério da Saúde.