As patologias relacionadas com a tiróide são conhecidas do grande público mas ao, mesmo tempo, é desprezado o seu seguimento atento - por isso, dia 25 de Maio entre as 9h30 e as 12h00, assinalando o Dia Mundial da Tiroide, o Auditório do Centro do Conhecimento do Hospital CUF Descobertas realiza o evento “A vida sob controle?”. O programa procura fazer a comparação entre o controle que as pessoas têm sob a sua vida e o papel regulador da tiróide.
A pergunta “A vida sob controle?” será respondida numa Mesa Redonda com múltiplos olhares: o dos doentes, com Celeste Campinho, Presidente da Associação de Doentes da Tiróide; o dos médicos, com Inês Sapinho, Endocrinologista; e também o olhar da Pintora Ana Vidigal e do Cronista de Guerra/ jornalista, Luís Castro.
“As doenças da tiroide podem demorar algum tempo até serem diagnosticadas. Caso não sejam tratadas e acompanhadas atentamente, podem ter consequências graves. Daí que seja importante conhecer quais os sinais do nosso corpo a que devemos estar atentos e que justificam consultar um endocrinologista”, alerta Inês Sapinho, Coordenadora da Unidade de Endocrinologia do Hospital CUF Descobertas.
“A atenção é um pré-requisito para o controlo diário da vida” quem o refere é Carlos Liz, Coordenador do Centro do Conhecimento CUF, que, antecedendo a discussão, irá convidar os participantes a percorrer a exposição “A Atenção às Coisas” – contemplando imagens e passagens do livro acabado de lançar “Os segredos da sua Tiroide” de Inês Sapinho. “Este momento reflete o visual e a voz humana na arte, revelando a importância de estarmos despertos para sinais que podem indiciar problemas de saúde” contextualiza Carlos Liz.
Para finalizar o evento, Nuno Pinheiro e Carlos Leichesenring, dois cirurgiões do Hospital CUF Descobertas, vão abordar as tecnologias que estão na linha da frente do tratamento da Tiroide.
A entrada é gratuita. Para mais informação consultar aqui.
PROGRAMA: “Dia Mundial da Tiroide – A vida sob controle?”
09h30 – Exposição “A atenção às coisas” – o visual e a voz humana na arte
10h30 – Mesa redonda “A vida sob controle?”
Oradores:
Inês Sapinho (Coordenadora da Unidade de Endocrinologia do Hospital CUF Descobertas)
Luís Castro (Jornalista “Sociedade Civil” e cronista de guerra)
Celeste Campinho (Presidente da Associação de Doentes da Tiroide)
Ana Vidigal (Pintora)
Moderação: Carlos Liz
11h30 – Espreitar o Futuro
Oradores: Nuno Pinheiro e Carlos Leichesenring, cirurgiões no Hospital CUF Descobertas