Depois da pandemia, como evitar o “pandemónio” da gripe?

vacinar será ainda mais importante.

 

No dia 31 de maio, das 16h45 às 17h15, realiza-se a conferência patrocinada pela Sanofi Pasteur “Depois da pandemia, como evitar o pandemónio da gripe? Vacinar será ainda mais importante”, com a participação do pneumologista Filipe Froes e do cardiologista Carlos Rabaçal. Esta sessão está integrada no 14º Congresso Nacional do Idoso que se realiza no Centro de Congressos Sheraton Porto Hotel e em formato online.

A conferência tem como objetivo fazer uma apresentação do real impacto da gripe, explicando a associação às doenças cardiovasculares e reforçando a importância dos cuidados e da prevenção do vírus da gripe num contexto de pandemia.

Com uma intervenção focada na relação entre a doença aterosclerótica e o vírus da gripe, Carlos Rabaçal, cardiologista, explica que existem dados que demonstram que nos três dias seguintes a uma infeção gripal o risco de Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM) é entre 6 a 15 vezes superior.

No decorrer desta sessão, será abordada a relação direta entre a taxa de internamentos por EAM na época gripal, o impacto associado à evolução intra-hospitalar, cuidados terciários e de reabilitação, assim como o papel da vacinação como uma medida preventiva efetiva conta a gripe. De destacar a apresentação dos resultados principais do estudo BARI (Burden of Acute Respiratory Infections) com foco na associação entre gripe e eventos cardiovasculares.

A intervenção de Filipe Froes, pneumologista, será direcionada para a inevitabilidade da ocorrência de uma pandemia e quais as medidas a adotar para evitarmos o pandemónio da gripe. Ainda com esta sessão será realizada uma overview do que podemos esperar na próxima época gripal depois de uma época em que a gripe foi praticamente inexistente, procurando responder à questão: poderemos estar perante uma época gripal mais intensa?

Para mais informações contactar:

Bárbara Cruz | barbara.cruz@float.pt | 96 044 92 32

Helena Góis | helena.gois@float.pt | 91 051 11 97