Congresso Internacional em Cuidados Continuados
A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) foi criada pelo Decreto-Lei n.º 101/2006, de 6 de junho, como uma resposta a necessidades de cuidados de saúde e de apoio social a indivíduos com dependência. A Filosofia destes cuidados assenta na Reabilitação, na Readaptação e na Reinserção da pessoa para o seu ambiente natural.

 

Os cuidados continuados são cuidados de um nível intermédio, a funcionar quer em regime de internamento, quer no domicílio. Os objetivos dos cuidados prestados pelos centros de saúde e os hospitais, são principalmente a promoção da autonomia e a melhoria da funcionalidade da pessoa dependente. São prestados por equipas multiprofissionais centrados na recuperação global da pessoa em várias vertentes.

Desde a criação da RNCCI muito se fez, muito mudou e muito há a fazer pelas necessidades de saúde e de apoio social que as comunidades apresentam nos nossos dias.
Este congresso pretende congregar vários especialistas, nacionais e internacionais, desta área do conhecimento, para discutir, partilhar e refletir sobre as práticas vigentes. Serão também objetivos destes Congresso promover e divulgar:

— O conhecimento prático e científico na área dos Cuidados Continuados;
— Os estudos e intervenções comunitárias interdisciplinares e transdisciplinares em Cuidados Continuados;
— A cooperação intersectorial;
— O debate de temas atuais e pertinentes sobre a RNCCI;
— A educação para a cidadania;
— As investigações e práticas de excelência na área dos Cuidados Continuados.