A Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN) organiza, entre os dias 19 a 21 de novembro, no Centro de Congressos do Hotel Vila Galé, em Coimbra, o seu congresso anual. Focado no tema “Da Molécula à Prática Clínica”, o congresso decorrerá em modo híbrido, permitindo o acesso remoto a todos os participantes.

 

“Apesar de todas as dificuldades logísticas impostas pela pandemia, apresentamos um formato de congresso atraente e dinâmico, em que serão abordados os avanços científicos mais relevantes que, ao longo dos últimos anos, têm pautado a prática da nossa especialidade”, explica Isabel Luzeiro, presidente da SPN. “Neste Congresso, pretendemos fazer uma viagem da ciência fundamental à prática médica, unificando e aproximando todos os agentes envolvidos na produção, na gestão e aplicação do conhecimento à Neurologia clínica”, acrescenta Filipe Palavra, vice-presidente e secretário geral da SPN.

O programa científico do congresso é abrangente e incluiu sessões dedicadas a doenças do movimento, a cefaleias, ao próprio envelhecimento e mecanismos a ele associados (até mesmo relacionáveis com potenciais implicações no tratamento de doenças imunomediadas, como a esclerose múltipla), a distúrbios de natureza funcional, à epilepsia, a doenças neuromusculares e ao acidente vascular cerebral. Haverá ainda espaço para debater o erro na prática médica, a liderança de equipas de saúde e, naturalmente, para reforçar a relevância da actividade científica produzida pelos neurologistas portugueses, seja pela apresentação de comunicações orais, seja pela discussão de posters electrónicos, seja ainda pela publicação de trabalhos, incluindo na revista Sinapse, órgão oficial da SPN, que terá também um espaço no programa do evento. A Comissão de Internos e Recém-Especialistas em Neurologia (CIREN) terá uma mesa redonda no dia 21 de Novembro, dia em que será também proferida a Conferência Fernando Lopes da Silva e serão entregues os prémios e bolsas, incentivos que a SPN proporciona aos seus associados para formação e promoção da investigação científica.

Este congresso terá ainda, no dia 18 de novembro, uma sessão pré-congresso, que incluirá o Simpósio de Enfermagem em Neurologia, o Fórum de Cirurgia da Epilepsia e serão ainda disponibilizados vários cursos digitais, a que todos os participantes poderão ter acesso.

Os interessados poderão consultar mais informações no website da SPN.