A Conferência Alzheimer Portugal de 2022 decorrerá sob o título “Avanços e Desafios na Demência – Inovação e Acesso aos Cuidados”, a 15 de novembro em formato online.

A Alzheimer Portugal propõe-se discutir os temas: Políticas Públicas, Investigação, Empoderamento da Pessoa com Demência, Questões Éticas e Jurídicas. São temas atuais e constituem pressuposto da intervenção com qualidade e promotora da Dignidade da Pessoa com Demência, dos seus familiares e cuidadores, formais ou informais.
As Demências não são um desafio apenas da Saúde. São um desafio global que abrange áreas tão importantes como a Promoção dos Direitos, a Segurança Social e a Investigação bem como a necessária articulação entre estas diferentes áreas reivindicando a existência de políticas concertadas.

Apesar de todo o investimento que tem sido feito na Investigação sobre a Doença de Alzheimer sabemos que os resultados, até à data, ainda não têm sido muito promissores.

Nesse sentido, importa conhecer experiências de envolvimento do cidadão na Investigação, saber qual o estado da arte não só a nível dos ensaios clínicos, mas também de outros estudos e projetos que se propõem encontrar respostas não farmacológicas igualmente destinadas a promover a qualidade de vida das Pessoas com Demência.

Será ainda debatida a necessidade de empoderar a Pessoa com Demência apostando na Literacia sobre os seus Direitos, desde logo a conhecer o seu diagnóstico e a aceder a toda a informação que lhe diga respeito, mas também sobre a panóplia de apoios, intervenções, respostas sociais e atividades de envolvimento social disponíveis.

Por fim, serão abordados os dilemas éticos com que se deparam familiares e cuidadores profissionais no seu convívio e intervenção junto das Pessoas com Demência. De acordo com Rosário Zincke dos Reis, Vice-Presidente da Direção Nacional da Alzheimer Portugal “com esta conferência reforçamos o debate e a reflexão sobre os temas que ao longo
dos anos temos considerado prioritários e que estão longe de se terem esgotado ou de merecer o necessário impacto em quem nos governa. Acreditamos que a nossa persistência se traduza num contributo efetivo para a qualidade de vida das Pessoas com Demência e seus cuidadores”.


INSCRIÇÕES aqui

30€ para público em geral
25€ para Associados Alzheimer Portugal (quotas regularizadas)

Para mais informações, contacte o Departamento de Formação da Alzheimer Portugal, através do tel: 213610460 ou do email: formacao@alzheimerportugal.org

Conheça o programa aqui