A VII edição do Ciclo de Seminários Mente à Sexta, que se realizará de 15 de fevereiro a 12 de abril de 2019, no Auditório Carvalho Guerra da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, o professor António Jácomo e especialistas na área das neurociências pretendem refletir sobre os modelos para uma melhor compreensão destas desafiantes questões colocadas por cientistas, profissionais de saúde, doentes, filósofos, políticos e teólogos.

No centro da aplicação dos avanços neurocientíficos à saúde está a preocupação com a interação entre o cérebro e o bem-estar global da pessoa e não apenas a interação com a saúde mental.

Um dos principais objetivos das neurociências da saúde caracteriza-se precisamente pelas relações bidirecionais e dinâmicas do comportamento cerebral e da fisiologia cerebral.

Nesse sentido, torna-se urgente uma reflexão sobre uma renovada visão integralidade da pessoa, recentrando o debate à volta das questões éticas em saúde. Este é o papel da Bioética e em especial da Neuroética.