A Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (SPA) e a Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos (SPCI), com o apoio da Octapharma, vão realizar no próximo dia 14 de outubro entre as 21h30 e as 23h00 um webinar dedicado às “Atualizações da Covid-19” nas áreas de anestesiologia e cuidados intensivos. As inscrições podem ser feitas através deste link .

 

O webinar conta com 4 palestras de 15 minutos cada e um momento aberto à discussão. Os temas discutidos durante a sessão moderada pelo Dr. Pais Martins da SPA e pelo Dr. João Gouveia da SPCI, serão:

“A Anestesiologia e a pandemia Covid-19” – Dra. Cristina Granja (Centro Hospitalar Universitário de São João);

“A intubação traqueal e a ventilação mecânica precoce no doente Covid-19. Mitos e realidades?” – Dra. Joana Manuel (Hospital Garcia de Orta);

“Ventilação mecânica no doente Covid-19: Fenótipos ou personalizada?” – Dr. João João Mendes (Hospital Prof. Dr. Fernando da Fonseca);

Tratamento farmacológico – ler nas entrelinhas da evidência sem filtro – Dr. Paulo Mergulhão (Hospital Lusíadas do Porto).

 

Depois do alerta lançado pela Organização Mundial de Saúde sobre as taxas de transmissão da Covid-19 na Europa serem alarmantes, à data Portugal regista uma média de 1500 novos casos dia, cerca de 877 doentes internados e destes 128 doentes internados em UCI, a SPA e a SPCI lançam o debate sobre a abordagem mecânica, farmacológica e novos procedimentos, a ter nos doentes com COVID-19.

A presidente da SPA, Dra. Maria do Rosário Matos Órfão, afirma “A Anestesiologia portuguesa com o seu expertise e resiliência está na primeira linha da resposta ao doente critico Covid-19”num trabalho de equipe com outras especialidades e profissionais.

Já o Dr. João Gouveia, Presidente da SPCI, defende que “A medicina intensiva portuguesa teve um excelente desempenho na primeira vaga, para tal contribuiu a colaboração de vários outros especialistas, internistas, anestesiologistas etc., que participaram no tratamento do doente COVID crítico, com a coordenação e orientação da medicina intensiva. Devemos divulgar os bons exemplos, atualizar conhecimentos e encarar o futuro na mesma perspetiva de união para um bem comum – a saúde dos nossos doentes.”

As inscrições no webinar são gratuitas e dirigidas a todos os associados da SPA e SPCI e a todos os profissionais de saúde interessados na temática.