A Associação de Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal (ADEXO), a Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil (APCOI) e a Associação Portuguesa dos Bariátricos (APOBARI) vão realizar, entre os dias 18 e 22 de maio, diversas atividades para assinalar o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade. O programa das iniciativas conta com seis sessões virtuais, ao longo desta semana, e uma participação em televisão. A maioria das atividades concentra-se no dia 22 de maio, data em que se assinala o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade.

Entre os dias 18 e 21 de maio vão realizar-se pelas 21h00, no Facebook da APOBARI, quatro webinares que terão a participação de um cirurgião plástico, um gastroenterologista, uma nutricionista e uma psicóloga para a falar sobre a obesidade nas várias vertentes e com a perspetiva das diferentes áreas.

No dia 22 de maio, sábado, o dia inicia-se com a apresentação do livro “O Esconderijo”, um projeto da ADEXO e da APCOI, no programa “Aqui Portugal” da RTP. A apresentação do livro será feita pelos apresentadores José Carlos Malato e Vanessa Oliveira que apadrinharam este projeto.

De seguida, pelas 15h00, no Facebook da ADEXO será feito o lançamento oficial do livro “O Esconderijo” pelos presidentes das respetivas associações responsáveis por este projeto – Carlos Oliveira da ADEXO e Mário Silva da APCOI.

Para encerrar as celebrações do Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, realizar-se-á uma tertúlia sob o mote “STOP BULLYING”, um tema que vai ao encontro do livro “O Esconderijo”, também no Facebook da ADEXO pelas 21h00. Esta sessão volta a juntar as três associações – ADEXO, APCOI e APOBARI – e contará ainda com a participação de uma psicóloga, um pediatra e um cirurgião, para falar sobre a obesidade como uma doença e a sua relação atual com o bullying.

Estas iniciativas contam com o apoio do Ministério da Saúde, da Federação Nacional de Associações de Doenças Crónicas (FENDOC), das farmacêuticas Novo Nordisk, Johnson&Johnson e Medinfar, bem como do Grupo Lusíadas.

Mais sobre a Associação de Doentes Obesos e Ex-obesos (ADEXO):

A ADEXO é uma associação de Doentes Obesos e Ex-obesos que foi criada para garantir os direitos dos seus associados a tratamentos e seguros, apoiá-los a vários níveis, lutar contra a discriminação de que são alvo e trabalhar na área da prevenção nomeadamente ao nível das camadas infantis e juvenis.

A ADEXO trabalha para que a obesidade seja encarada como doença e para que o doente obeso tenha condições dignas de tratamento e não seja um cidadão discriminado no seu próprio país. Precisamos do apoio de todos vós para que consigamos obter resultados práticos com benefício para todos e cumulativamente para o país.

Mais sobre a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI):

APCOI é uma ONG sem fins lucrativos que trabalha diariamente para ajudar todas as crianças, independentemente do seu peso, a crescerem mais felizes e saudáveis através de projetos de prevenção desta doença que afeta uma em cada três crianças em Portugal, combatendo a má nutrição infantil nas escolas com o projeto «Heróis da Fruta».

Desde 2011, quase meio milhão de crianças de mais de 5.000 escolas em Portugal já melhoraram os seus hábitos alimentares com a participação no projeto Heróis da Fruta® desenvolvido pela APCOI.

Mais sobre a Associação Portuguesa dos Bariátricos (APOBARI):

A APOBARI é a associação que atua no terreno, com o objetivo de promover a cirurgia bariatrica aos candidatos elegíveis. O nosso acompanhamento é proximal, com um apoio técnico através do Serviço Social. Encontramos ferramentas, de intervenção cirúrgica ou não, pelo combate à obesidade desde o grau 1 à obesidade mórbida. Esclarecemos e prestamos informações uteis, dentro do nosso campo de atuação.