Atualização em SII e Dispepsia | 09 de novembro às 21h00

 

Após o sucesso do webinar realizado sobre a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), a Alfasigma dá vida à 2ª sessão do Science Hub Pharmacy, com uma atualização sobre Distúrbios Funcionais do Intestino, em particular, a Síndrome do Intestino Irritável (SII) e a Dispepsia.

Uma iniciativa que decorre no dia 9 de novembro, pelas 21h, e que tem como objetivo aprofundar os conhecimentos acerca destas condições clínicas e atualizar os profissionais de saúde para o seu aconselhamento farmacêutico, principalmente quando falamos destas patologias funcionais que são muito prevalentes na população portuguesa.

A SII é uma condição clínica que afeta aproximadamente 20% da população. É um dos distúrbios funcionais gastrointestinais mais comuns, caracterizado por manifestações e alterações digestivas crónicas através de vários sintomas, não apresentando uma causa identificada. Existe um conjunto de sintomas que são frequentemente mencionados como alterações no trânsito intestinal (diarreia ou obstipação), flatulência, distensão abdominal e dor abdominal, que se localiza, geralmente, na parte inferior do abdómen.

Já com a Dispepsia, o doente, que em muitos casos recorre à farmácia, apresenta sinais e sintomas relacionados com má digestão, sensação de enfartamento, dor na parte superior do abdômen, náuseas e sensação de mal-estar geral.  Estas duas patologias são muito comuns na população portuguesa e têm um impacto negativo ao nível da qualidade de vida, afetando vários aspetos da vida diária: produtividade laboral, ansiedade e depressão, interação social, exercício físico.