As equipas de Cuidados Paliativos da CUF e a CUF Academic Center organizam, entre os dias 11 e 13 de novembro de 2021, no Centro do Conhecimento do Hospital CUF Tejo, o “1º Congresso Cuidados Paliativos CUF – A Medicina Paliativa no Hospital do Futuro”.

O evento pretende incrementar a discussão e o desenvolvimento de competências no âmbito da prestação de cuidados de saúde em situação de doença avançada ou incurável, garantindo a melhoria da qualidade de vida e prevenção do sofrimento dos doentes e das suas famílias.

 

O evento arranca dia 11 de novembro, pelas 09h00, com a realização de vários workshops que promovem a teoria e a prática de técnicas de vias de administração terapêutica; estratégias de suporte na dinâmica respiratória; de abordagem às feridas malignas e de intervenção em casos de hemorragia maciça.

 

Já nos dias 12 e 13 de novembro, entre as 09h00 e as 19h30, decorre o Congresso “A Medicina Paliativa no Hospital do Futuro” com a realização de várias conferências com diferentes ângulos, entre os quais: “O futuro da medicina paliativa em Portugal”; “Desafios organizacionais dos cuidados paliativos no setor privado” e “O Cancro em suspenso: o impacto de uma pandemia e as aprendizagens para o futuro”.

 

Através de mesas redondas serão abordados os contributos de diferentes especialistas na medicina paliativa, o papel da medicina humanista e medicina tecnicista, bem como, a evolução dos diferentes modelos de resposta em medicina paliativa. Outros temas em discussão vão desde a “Integração dos cuidados paliativos e da oncologia na era da personalização de tratamento”, à resposta à pergunta “Qual o futuro da dor?” e a reflexão sobre os efeitos da inteligência artificial na medicina.

A participação carece de inscrição obrigatória: os profissionais de saúde interessados podem inscrever-se e consultar o programa através deste link.