15 Dezembro, 2023
Inscreve-te na nova reunião sobre as Unidades Locais de Saúde
Dedicamos uma nova reunião online à reorganização do SNS em Unidades Locais de Saúde e ao seu impacto, dia 20 de dezembro, às 18 horas.

“Que impactos nas Unidades Funcionais dos Cuidados de Saúde Primários, Hospitais/CRI e Enfermeiros?”

Colega, disponibilizamos a reunião na integra aqui.


A recente reorganização do SNS em Unidades Locais de Saúde e a sua entrada em funcionamento em janeiro de 2024, promove alterações na relação entre os enfermeiros e a instituição na qual trabalham que importa analisar.


Estas Unidades Locais de Saúde terão um Plano de Desenvolvimento Organizacional que passa a integrar, entre outros documentos, o plano de atividades, o mapa de pessoal e o orçamento que, por exemplo, determinará total autonomia na admissão de enfermeiros e na abertura de concursos. Assume também a contratualização de indicadores com todas as unidades funcionais dos Cuidados de Saúde Primários e, desde logo, com as Unidades de Saúde Familiar e as Unidades de Cuidados na Comunidade. E, será também neste contexto, que serão criados os Centros de Responsabilidade Integrado (CRI), cuja prioridade do governo é o CRI da urgência/emergência, sendo contratualizados os respetivos indicadores.


A resiliência do nosso SNS, não duvidamos, irá absorver todas estas alterações. Contudo, importa analisar e discutir os possíveis impactos para a profissão e para os enfermeiros.

A reunião decorre online dia 20 de dezembro, às 18h. Para poderes participar, inscreve-te no formulário seguinte até às 13h de dia 20 de dezembro.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS