22 Setembro, 2015
Só o Ministério da Saúde/Governo será responsável pela concretização das greves institucionais já agendadas e de outras que possam vir a ser. Reunião amanhã, dia 23, 15h30.

SEP considera esta reunião determinante para evitar greves já agendadas:

  • Na Unidade Local de Saúde do Alto Minho e Hospital de Guimarães – 25 a 30 de setembro.
  • Nos Hospitais Tâmega e Sousa e da Póvoa de Varzim – 2 de outubro.
  • Hospital de Santarém – 26 de outubro a 1 de novembro.

E para evitar que outras greves institucionais possam vir a ser agendadas. Em causa a revalorização salarial dos enfermeiros, a reposição das 35h, a revalorização dos enfermeiros especialistas, entre outras matérias.

Sobre a justa reivindicação de proceder à harmonização salarial dos enfermeiros com CIT, na ultima reunião o Ministério da Saúde afirmou que não inviabilizava que as instituições avançassem para a harmonização. Neste contexto, nas reuniões entre o SEP e os Conselhos de Administração da ULSAM e Hospital de Guimarães foi assumido pelos respectivos presidentes que estariamdisponíveis para proceder a esse reposicionamento.

Neste contexto, e face ao posicionamento do Ministério da Saúde a 15 de Setembro, o SEP espera que na reunião de amanhã esta questão seja “arrumada” de vez.

A não ser assim, o Ministério da Saúde/Governo serão responsáveis pela concretização das greves agendadas e de todas as que possam vir a ser!