
A Associação Portuguesa dos Enfermeiros foi a associação filiada no Conselho Internacional dos Enfermeiros (ICN) desde 1969 a 2004.
A criação da Ordem dos Enfermeiros, resultado da luta dos sindicatos e das associações profissionais, determinou que todas estas organizações decidissem, também, que fosse a Ordem dos Enfermeiros a associação filiada no ICN, através do modelo de Colaboração.
Assim, para a concretização desta filiação através do modelo de Colaboração, durante o 1º mandato dos Órgãos presididos pela Enfermeira Mariana Diniz de Sousa e em Assembleia Geral da Ordem, foi decidida a criação do Fórum Nacional das Organizações Profissionais de Enfermagem (FNOPE).
O FNOPE espelhava o desígnio do ICN que é a representação de todos os enfermeiros de acordo com os 3 pilares que o constituem: profissionais, força de trabalho e regulação.
O seu protocolo (FNOPE) prevê a possibilidade de inclusão de todas as associações profissionais e sindicais que o entendam e que pode ser comprovado. Ao longo dos anos, todas as associações que se propuseram, foram aceites.
Desde 2004 até novembro de 2016, Portugal foi sempre dado como um exemplo a seguir para as restantes associações filiadas no ICN e, através destas, aos enfermeiros de todo o mundo.
O atual Conselho Diretivo decidiu de forma unilateral romper com esta forma inclusiva de trabalhar e de representar internacionalmente a Enfermagem Portuguesa.
Todas as razões explicitadas fundamentações explicitadas pelo Conselho Diretivo são inverdades que podem ser atestadas pelas mais de 60 atas de outras tantas reuniões do FNOPE.
As Associações e Sindicatos que constituem o FNOPE solicitaram reunião ao Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros a 16 de dezembro que foi recusada.
Assim, decidiram solicitar reunião ao ICN. Esta reunião será concretizada a 23 de fevereiro na sede da Associação Portuguesa de Enfermeiros com a Secretária Geral, Frances Hughes e a Vice-Presidente Annette Kennedy.
As Associações Profissionais e os Sindicatos que compõem o FNOPE reafirmarão a disponibilidade para, tendo em conta a sua história, encontrar soluções com a Ordem dos Enfermeiros, com o objetivo de garantir que a representação da Enfermagem Portuguesa continue a ser feita de acordo com os 3 pilares do ICN.
P’las Associações
Profissionais P’los Sindicatos