19 Setembro, 2014
Ministério da Saúde anuncia a contratação de 1000 enfermeiros para o Sector Público Administrativo (Centros de Saúde e poucos hospitais que ainda permanecem neste regime). SEP considera insuficiente.

Com base nos dados apresentados na reunião de 17 de Setembro entre o Ministério da Saúde e o SEP, importa esclarecer o seguinte:

• até ao dia 17 de Setembro tinham sido autorizadas 585 contratações. Para que estas autorizações se materializem em contratações é preciso a abertura de bolsas de recrutamento;

• no dia 17 de Setembro estavam pendentes 344 autorizações de contratação no Ministério das Finanças;

• a soma destas duas parcelas (entre os já autorizados e os pendentes) é de 929 enfermeiros.

Quando o Ministério da Saúde anuncia a contratação de 1000 enfermeiros importa que esclareça se VAI CONTRATAR 1000 ENFERMEIROS para além daqueles 929.

Os milhares de dias de trabalho em divida aos enfermeiros, os milhares de turnos extraordinários que os enfermeiros são obrigados a fazer, as centenas de dias de folga não gozados, etc, não se resolvem com aquelas 929 contratações e/ou a possibilidade de contratar mais 71 (diferença entre os 1000 anunciados e os 929).

SEP exige que Ministério da Saúde anuncie quantos enfermeiros vai contratar, ainda em 2014 que permita minimizar os problemas de funcionamento das instituições e que apresente um plano de contratação de médio e longo prazo.

Este foi mais um dos compromissos assumido pelo Ministério da Saúde para a reunião do dia 22 de Setembro, às 18h que se exige, seja cumprido.