8 Outubro, 2024
Manifestação Nacional da Administração Pública a 25 de outubro.
A Frente Comum entregou a Proposta Reivindicativa Comum para 2025 (PRC 2025) e exige uma efetiva negociação.   

“Unidos somos mais fortes” é o lema para esta manifestação nacional, descentralizada. Parar o empobrecimento, exigir a valorização das carreiras e o aumento de salários e pensões, assim como o reforço dos serviços públicos, incluindo o Serviço Nacional de Saúde são razões mais do que suficientes para que todos se mobilizem.

Por estes objetivos os trabalhadores de todo o país sairão às ruas em Lisboa para continuar a exigir melhores condições de vida e de trabalho.

Parar o Empobrecimento!

A Frente Comum reivindica um aumento salarial de 15%, com um mínimo de 150 euros para todos os trabalhadores, o estabelecimento do salário mínimo de 1000 euros a partir de janeiro, a valorização das carreiras e o reforço dos serviços públicos. Além disso, estão a exigir a revogação de medidas prejudiciais, como o SIADAP, e a correção do valor da tabela salarial e do subsídio de refeição, que atualmente se encontra nos 10,50 euros.

A precariedade no setor e a falta de progressão nas carreiras têm contribuído para uma situação insustentável. A Frente Comum sustenta que o aumento salarial proposto, caso viesse a acontecer, seria compensado pelo crescimento da receita fiscal.

Plano de Emergência para a Administração Pública

A Frente Comum alerta ainda para um “Plano de Emergência na Administração Pública”, destacando que os trabalhadores deste setor em Portugal ganham, em média, metade do que os seus congéneres noutros países da União Europeia. Desde 2009, estes trabalhadores perderam, em média, o equivalente a três salários, uma realidade insustentável para muitos.

A Luta Continua: Juntos Somos Mais Fortes!

A luta pela valorização da Administração Pública é urgente e essencial. Os trabalhadores dizem “basta de empobrecer” e exigem soluções concretas que assegurem melhores condições laborais e de vida. Para alcançar este objetivo, a mobilização é fundamental, e a Frente Comum apela à unidade e determinação de todos os trabalhadores da Administração Pública.

A 25 de outubro, às 15h00, todos somos convidados a estar presentes no Marquês de Pombal, em Lisboa, de onde partirá a manifestação até à Assembleia da República.

Junta-te à luta. A união faz a força!