7 Março, 2024
Realizado novo Congresso da CGTP
Realizou-se nos dias 23 e 24 de fevereiro, com duas intervenções de dirigentes do SEP. Foram aprovados vários documentos e eleitos novos Órgãos.

Realizou-se mais um Congresso da CGTP, que contou com a presença de 716 delegados e inúmeros convidados. Participaram 134 Organizações Sindicais Nacionais e, no decurso dos dois dias, houve 96 intervenções de Delegados.

O SEP participou com 19 Delegados, tendo realizado duas intervenções:

Estiveram ainda presentes 91 Confederações (de países, regiões e mundiais) dos cinco continentes. Outras 20, por impossibilidade de estarem presentes, remeteram saudações ao Congresso.

Esta ímpar dimensão de participação internacional num congresso de uma confederação nacional, que só encontra paralelo nas Assembleias da Organização Internacional do Trabalho, expressa bem a credibilidade e o reconhecimento da CGTP no plano internacional. Inclusive, bem patente na Conferência Internacional organizada pela CGTP no dia anterior ao arranque deste Congresso (22 de fevereiro).

Entre os vários documentos aprovados pelo Congresso, destacamos:

Na ocasião foram eleitos os novos Órgãos da CGTP: o Congresso elegeu o Conselho Nacional (que integra quatro dirigentes do SEP: José Carlos Martins, Guadalupe Simões, Célia Matos e Rita Branco) e o Conselho Nacional elegeu o novo Secretário Geral (Tiago Oliveira, na fotografia), a Comissão Executiva (que integra o dirigente do SEP José Carlos Martins) e o Secretariado.