7 Novembro, 2019
Global Nurses United: a força dos enfermeiros de São Francisco para Portugal
A organização “Global Nurses United” (Unidade Global de Enfermeiros) é uma federação internacional de sindicatos de enfermeiros, fundada em 2014.

 

No congresso anual de 2019 – em São Francisco, EUA – os seus membros reuniram-se para debater os temas mais importantes do sindicalismo no setor à escala global.

O SEP não esteve presente no congresso de julho, pois apenas se tornou membro da federação em agosto deste ano. Porém, fomos convidados e aceitámos participar na reunião extraordinária que teve lugar em São Francisco para debater questões específicas.

 

Objetivos da Reunião Extraordinária

  • Analisar políticas crescentes de direita e extrema-direita na Europa e as suas consequências para os serviços nacionais de saúde, bem como a diminuição das condições de trabalho dos enfermeiros.
  • Analisar as consequências económicas e sociais das migrações, com especial incidência nos países da América Latina, EUA e Mediterrâneo.
  • Entender qual o papel desempenhado pelos enfermeiros nestes diferentes eixos.

 

Principais conclusões

  • Uma profunda preocupação pelas condições precárias de trabalho dos enfermeiros:

Nas palavras de Guadalupe Simões, vice-presidente do sindicato e participante neste cimeira: “Não tinha a perceção real do que está a acontecer por exemplo nas Filipinas, onde se verificam torturas e prisões de cidadãos, incluindo sindicalistas… Nas Honduras a situação também é extremamente preocupante, pois assistem-se a perseguições a enfermeiros.”

“Existe uma diminuição das condições de trabalho dos enfermeiros, mas, pior que isso, a acessibilidade dos cidadãos a condições de saúde nestes países.”

 

  • Uma forte consciência política para a luta dos enfermeiros:

“Em cada um destes países, a consciência política da necessidade de continuar a lutar para não se perder o que já se teve, e para melhorar o que se tem, continua a existir de forma veemente.”

“Algo que me surpreendeu foi a quantidade de greves de enfermeiros que acontece nos EUA, onde predomina o sistema de saúde privado. Algumas delas duraram 10 dias e incidiam não só na luta por melhores condições de trabalho dos enfermeiros, mas também na defesa de um serviço nacional de saúde público.”

“Fizemos uma manifestação nas ruas de São Francisco e, de forma generalizada, testemunhámos o apoio da população à luta dos enfermeiros. Senti que as pessoas vêem a luta dos enfermeiros como delas e, no mínimo, este facto reforça a importância do nosso trabalho.”

 

Perspetivas futuras

“Este evento permitiu entender a cadeia de organizações de enfermagem que, a nível global, defende questões essenciais como um sistema nacional de saúde, melhores condições de trabalho para os enfermeiros e que luta contra as políticas de direita e extrema direita.”

“O SEP fazer parte de uma rede de sindicatos que fortalece o direito das pessoas a mais e melhores condições de saúde traz maior responsabilidade na defesa do SNS em Portugal, no espaço europeu e global. No próximo congresso estaremos seguramente presentes.”

 

A cimeira em imagens