Neste Encontro vamos discutir e debater a situação atual dos jovens enfermeiros - dos nossos problemas às nossas aspirações. E queremos, também, definir objetivos para melhorar as nossas condições de trabalho e de vida pessoal.
ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS ENFERMEIROS
6 de janeiro de 2025
10h30
Sede SEP- Lisboa
A Comissão Nacional de Jovens do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses está a organizar o Encontro Nacional de Jovens Enfermeiros, com a finalidade de discutir e debater a nossa situação atual enquanto jovens enfermeiros, os nossos problemas e aspirações, e também para definir objetivos para melhorar as nossas condições de trabalho e de vida pessoal.
Muitos jovens enfermeiros optam por trabalhar noutro país à procura de melhores condições de desenvolvimento profissional e pessoal. A carreira de enfermagem, em Portugal, é pouco atrativa, o salário é baixo comparado com outros países, o custo de vida em Portugal aumenta mês após mês e não permite uma emancipação em pleno.
Uma vida feliz e saudável, inclui ter uma saudável saúde física e mental, tempo para a família e amigos – no fundo, para o que quisermos. Assim, precisamos de horários de trabalho regulados e compatíveis com a nossa vida pessoal.
O recurso a horas extraordinárias, duplos empregos e contratos precários não podem continuar. Precisamos de estabilidade e não de viver com sentimentos de insegurança e ansiedade sobre o futuro.
Aumentar a atratividade da nossa profissão e reforçar o Serviço Nacional de Saúde passa pelo reconhecimento das nossas competências, pela melhoria das condições de trabalho que potenciam novas dinâmicas, novas respostas e processos de trabalho que contribuem para revitalizar as organizações de Saúde, traduzindo-se em ganhos de saúde para a população.
Para teres uma ideia:
- Os enfermeiros fizeram 4.9 milhões de horas extraordinárias em 2023
- Dos enfermeiros que se inscreveram na ordem dos enfermeiros em 2023, 60% pediram declaração para emigrar
- 60 mil jovens procuram um segundo emprego para fazer face às despesas
- 1 em cada 3 jovens tem um vínculo de trabalho precário
- A prestações da casa estão 52,5% mais caras que em 2021
- As rendas aumentaram 9% em relação a 2023.
Relacionas-te com tudo isto, Colega? Então, esta é a tua oportunidade para te juntares a nós e trabalharmos para um futuro melhor! Inscreve-te no formulário (obrigatório) para participares – não precisas de estar sindicalizado!
O que é o SEP?
É a organização de enfermeiros onde coletivamente se discutem temas relacionados com a profissão de Enfermagem e que defende e luta por melhores condições de trabalho e vida. É um espaço onde poderás partilhar as tuas opiniões, receios e expectativas e esclareceres as tuas dúvidas.
Sindicalizado no SEP ficas mais informado e esclarecido acerca dos teus direitos e mais protegido, tens voz ativa e mais poder de reivindicação, contribuindo para a organização dos enfermeiros.