27 Abril, 2017
Dia do Utente
Todos somos utentes do Serviço Nacional de Saúde.

Comemorou-se ontem o Dia Nacional do Utente, ou seja, de todos nós. Todos somos, com maior ou menor frequência, utentes do Serviço Nacional de Saúde. E a pergunta impõe-se: está o utente no centro do sistema de saúde e em particular do Serviço Nacional de Saúde?

Apesar de este ser um dos objetivos, a verdade é que continuamos longe de o conseguir. Os enfermeiros são os únicos, nos sistemas de saúde, público e privado, que garantem a continuidade dos cuidados. São aqueles que, estando mais próximos dos utentes, mais e melhor podem contribuir para atingir o objetivo de centrar o utente no SNS. São os que estão em melhores condições para garantir a adesão terapêutica dos doentes; os que têm conhecimento do meio familiar dos utentes; os que podem garantir que crianças e jovens adotam estilos de vida saudáveis. Isto e muitas outras coisas.

É por isso que continuaremos a exigir o aumento do número de enfermeiros, generalistas e especializados, em todas as instituições de saúde. É também por isso que exigimos que o tempo gasto por estes profissionais, com tarefas administrativas, seja reequacionado. Para bem dos utentes. Para bem dos enfermeiros, que cada vez mais sentem que o foco do que deveria ser a sua atenção está a ser desviado.

CORREIO DA SAÚDE
Artigo de José Carlos Martins, Presidente do SEP
Publicado no Correio da Manhã de 27-04-2017