9 Janeiro, 2020
A questão das agressões aos enfermeiros, exige medidas imediatas desde logo a admissão de mais profissionais de saúde. O SEP repudia veementemente as agressões exercidas sobre profissionais de saúde, nomeadamente, sobre enfermeiros.


É importante relembrar que esta problemática não é recente e tem vindo a agravar-se nos últimos anos tendo o SEP sistematicamente exigido, junto do Ministério da Saúde que sejam tomadas as medidas que permitam minimizá-lo.

O aumento das agressões que têm vindo a ser registadas resulta de vários factores e podem ser minimizadas, nomeadamente com:

  • Maior investimento no SNS e a maior articulação entre os vários serviços – Cuidados de Saúde Primários e hospitalares.
  • Admissão de profissionais de saúde de acordo com as necessidades dos serviços
  • Reforço das equipas nos períodos mais sensíveis, nomeadamente, durante os períodos da gripe.
  • Existência de profissionais de saúde especializados que nas salas de espera das instituições possam ter uma actuação que potencie diminuir a ansiedade de doentes e familiares.

O Ministério da Saúde é responsável pelo especial risco a que os enfermeiros estão sujeitos e a tentativa do Governo/ Ministério da Saúde de “fazer mais com menos” não admitindo o número de profissionais de saúde é uma das principais razões para o agravamento desta realidade.

 

Nota enviada à comunicação social a 9 de janeiro de 2020.