11 Julho, 2019
Acordo Negocial 2019: CNIS/IPSS
Desta reunião estabelecemos acordo quanto aos aumentos salariais para os enfermeiros a partir de 1 de julho de 2019. Repôs-se também o pagamento dos feriados trabalhados.

 

Inserido na Frente Sindical da Federação Portuguesa de Sindicatos do Comércio e Serviços (FEPCES) e outros Sindicatos, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) concluiu, no início de julho de 2019, a revisão das tabelas salariais.

No que aos enfermeiros diz respeito, estabeleceram-se aumentos salariais de 1,5% em cada um dos níveis remuneratórios existentes. O acréscimo remuneratório irá variar entre os €14 e os €18 de acordo com o nível da categoria de cada enfermeiro (dos níveis 1 ao 5).

Apesar de ainda não estar publicado em Boletim de Trabalho e Emprego (BTE) os aumentos têm efeito a partir de 1 de julho de 2019.

 

No acordo agora estabelecido, e que será lei quando for publicado em BTE, repôs-se o pagamento dos feriados trabalhados.

O trabalho normal prestado em dia feriado, será integralmente compensado por outro dia ou por um acréscimo remuneratório a 100%.

A opção da atribuição de uma ou outra situação será feita por acordo entre as partes – trabalhador e instituição.

Através da luta e persistência na ação conseguiremos melhorar as condições dos enfermeiros nas IPSS!