Os enfermeiros continuam a ser discriminados de acordo com o vínculo laboral. Junta-te a nós na concentração dia 13 de agosto, às 10h30, em frente ao Hospital Vila Real.
Concentração de enfermeiros
Hospital Vila Real | 10h30
Conferência de imprensa
Hospital Vila Real | 11 horas
Na ULS Trás-os-Montes e Alto Douro:
1 – Continuam a não ser contabilizados pontos, para efeitos de progressão, aos enfermeiros que iniciaram as suas funções no 2º Semestre do ano civil.
2 – Há enfermeiros que receberam os retroativos à data do reposicionamento (2018) e outros que, decorrente da interpretação do Conselho de Administração, apenas receberam os retroativos a janeiro de 2022, tendo mesmo sido obrigados a devolver vencimento que tinham recebido. O SEP continua a exigir o pagamento dos retroativos a 2018 e não desistirá.
3 – Estamos confrontados com a precariedade, havendo mesmo situações em que os enfermeiros estão com contratos precários há mais de 4 anos, ou seja, mesmo antes do COVID.
4 – Os enfermeiros continuam a ser discriminados de acordo com o vínculo laboral, prova disso são:
- Não atribuição de mais um dia de férias aos enfermeiros com CIT por cada decénio de tempo de serviço, a exemplo do que acontece com os que detém um CTFP.
- Não atribuição dos incentivos no exercício de funções, nomeadamente para os enfermeiros que trabalham na Psiquiatria e na Oncologia, independentemente do seu vínculo laboral.
Enfim, razões não faltam para que se justifique mais uma iniciativa de luta, em defesa de:
– A contabilização do primeiro ano de início de funções, independentemente da data do seu início;
– Pagamento dos retroativos a 2018;
– Conversão de todos os contratos precários em contratos definitivos, nomeadamente os mais antigos e ao abrigo da luta contra o COVID;
– A harmonização de direitos independentemente do vínculo, nomeadamente a atribuição de mais um dia de férias por cada decénio e a igualdade de direitos e incentivos no exercício de funções, nomeadamente para os Enfermeiros que trabalham na Psiquiatria, aos Enfermeiros com CIT;