10 Fevereiro, 2021
Conferência de imprensa, dia 11 de fevereiro, onde três enfermeiros darão o seu testemunho como vítimas da “arte do Governo continuar a poupar com os enfermeiros”.

 

Ao problema da pandemia associa-se o facto de termos várias questões que continuam por resolver e reivindicadas há anos.

É inadmissível que passados dois anos (janeiro de 2019) a ARS Norte não tenha procedido à notificação da avaliação do desempenho dos enfermeiros.

Também é inadmissível que tenham sido enviadas cartas ao Primeiro-ministro, Ministra da Saúde, Ministra da Modernização e da Administração Pública, Conselho Diretivo da ARS Norte e Diretores Executivos dos ACES da região e nenhum tenha dado qualquer resposta vinculativa, num total desrespeito pelos enfermeiros e pelo seu trabalho.

Esta não resposta por parte daquelas entidades é mais uma demonstração da política económica e de recursos humanos do governo: poupar à custa do esforço, competência, responsabilidade e total disponibilidade dos enfermeiros. Uma vergonha!

A perda salarial é de 200 euros/mês e o total acumulado é de 5600 euros a janeiro de 2021 nos enfermeiros posicionados no início da Carreira de Enfermagem (€1205)

Apesar dos tempos diferentes e difíceis que vivemos não deixaremos de assinalar publicamente e com a mesma veemência, as reivindicações da profissão e dos enfermeiros.

 

Conferência de imprensa –  11 de fevereiro –  11h30

sede da União dos Sindicatos de Braga

Rua dos Biscainhos, 81 – 87, 4700-415 BRAGA

Nota enviada aos media a 10 de fevereiro de 2021