14 Agosto, 2024
Greve de enfermeiros em Famalicão a 26 de agosto
Concentração às 11h em frente ao Hospital de Famalicão, nos turnos da manhã e tarde. Exigimos melhores condições e a valorização dos profissionais de saúde!

Desde as reuniões de 17 e 21 de maio a administração da ULS do Médio Ave ainda deu resposta a: 

  1. Injustiças relativas à aplicação do Decreto-Lei nº 80-B/2022, de 28 de novembro, nomeadamente, acerca;
  • Enfermeiros admitidos com recibos verdes – inadmissivelmente continuam a não contabilizar pontos.  A admissão de enfermeiros em prestação de serviços, vulgo recibo verde, aconteceu e acontece, em regra, para ultrapassar as dificuldades de contratação. Mas esta situação é alheia à vontade dos enfermeiros e da total responsabilidade da administração (esta e anteriores). Certo é, que todos os enfermeiros admitidos em prestação de serviços tiveram e têm um horário a cumprir, têm subordinação hierárquica e funcional, utilizam os equipamentos da instituição, foram e são sujeitos a Avaliação do Desempenho, foram e são nomeados para grupos de trabalho, etc.
  • Admissão no 2º semestre – voltámos a referir que devem ser contabilizados pontos no ano civil da admissão. O modelo de Avaliação do Desempenho até 2014 era o anterior ao SIADAP e, o processo iniciava-se com a admissão do enfermeiro e concluía-se 3 anos após a data de admissão, adquirindo nesse momento o direito à progressão, independentemente do momento do ano civil em que isso acontecia. É neste contexto que se enquadra a exigência da contabilização de pontos aos enfermeiros admitidos no 2º semestre.

2. Consolidação de vínculos precários, muitos dos quais em exercício de funções de natureza permanente e admissão de profissionais que façam face às carências de recursos humanos manifestadas.

Não desistimos de lutar pelos enfermeiros pelo que é justo e correto.  Adere à GREVE!